A região

Em 2013 a a Serra da Mantiqueira foi classificada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como um dos mais importantes ecossistemas da planeta. Sendo considerado a 8ª área protegida mais 'insubstituível' da Terra.

Santo Antonio do Pinhal que está situada em uma das mais belas regiões da Serra da Mantiqueira, é também uma Área de Proteção Permanente. O grande desafio é como preservar as matas remanescentes e, ao mesmo tempo, permitir o desenvolvimento da região. 

As belas paisagens são cartão de visita para o turista, onde encontram-se grandes elevações como o Pico Agudo em Santo Antonio do Pinhal e a Pedra do Baú em nossa cidade vizinha São Bento do Sapucaí. Isso faz com que nossa região seja considerada um dos principais 'points' para o turismo de aventura, para a prática de escaladas e de outros esportes radicais como vôo de asa delta e paraglider.

Além disso a vegetação exuberante e marcante guarda uma das últimas reservas de Araucárias do Estado. Com muitas nascentes, a Serra que Chora, também alimenta importantes bacias hidrográficas. (veja lenda clicando aqui

As florestas de araucárias guardam secretamente, ou nem tanto, uma rica e vasta biodiversidade. Já foram identificadas 352 espécies de plantas, das quais 13% são típicas da região.

A diversidade da vida silvestre é outra riqueza a ser cuidada e preservada. Já foram avistados na região pequenos e grandes animais. Aqui na pousada avistamos muitos deles: veados-campeiro, esquilos, tatu, gambá. Encontros com nosso amigo Teiú que carinhosamente chamamos de Jorge são muitos frequentes, embora ele pareça sempre apressado.

Além desses, a mata é berço para outras espécies: lobos guará, jaguatiricas, onça parda, ouriços, macacos, pacas, e muitas aves. Já foram catalogadas 178 espécies, algumas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-peito roxo.

Sentado em nosso platô ou à beira da piscina não é difícil avistar aves como gaviões, arapongas, inhambus, jaçanãs, tucanos, canários, maritacas, pica-paus e gralhas azuis. Uma doce e gentil família de Seriemas também nos faz visitas regulares e é sempre bem recebida.
 

Se você e amante da natureza aqui é seu lugar. Se é observador de pássaros ou "Birdwatching", venha para a La Villa Del Valle e aproveite para tirar lindas fotos.

Para você quer saber mais sobre o que é Birdwhaching clique aqui.

Esperamos você!
Família La Villa Del Valle.